Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A propósito de livros de aguarela...

Para mim o “encantador conto de fadas” que é o domínio da aguarela leva-me a adquirir sistematicamente livros sobre esta técnica.

A fase dos livros para principiantes já está ultrapassada. Aprecio aguarela requintada e perco-me a olhar para trabalhos. Nunca dou por mal empregue o dinheiro que invisto nessas compras. O amor tem destas coisas...

Há quem seja compulsivo a comprar roupas. A minha mania é adquirir livros e revistas sobre pintura. Principalmente sobre aguarela.

O livro que hoje apresento foi comprado em Junho de 2009, quando estive em Paris. Ei-lo:

No site www.amazon.fr descobri um vídeo que indica fases sequenciais de trabalhos que são desenvolvidos no livro. E curioso... o autor aplica aguarela com esponjas. Trata-se ainda da técnica do “pouring” (espero descobrir o seu nome em português). Em francês o autor fala em glacis e este termo, aplicado à pintura, é do meu conhecimento: significa camada.

Conceito de glacis para o autor: é uma fina camada de cor que se aplica sobre uma outra cor anteriormente depositada e já seca com o objectivo de criar uma coloração diferente daquela que poderíamos obter através da simples mistura de cores numa paleta.

Livro referido, edição de 2008, pág.48

O autor exemplifica um pouco da técnica que aplica no livro em imagens que constam do DVD que acompanha alguns dos livros (não é o caso do meu).

O link é o seguinte:

http://www.amazon.fr/Aquarelle-voie-leau-Jean-Claude-Chaillou/dp/2215091673/ref=sr_1_1?ie=UTF8&s=books&qid=1251446461&sr=8-1

Tenha um bom dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário